Secreta britânica <br> espiou jornalistas
O departamento de espionagem electrónica da Grã-Bretanha vasculhou o correio electrónico de vários meios de comunicação social. Na notícia publicada anteontem pelo The Guardian, com base no acervo reunido pelo ex-membro dos serviços secretos norte-americanos Edward Snowden, precisa-se que entre as publicações alvo de espionagem estão o próprio The Guardian, a BBC, Le Monde, NBC, The New York Times, The Sun, Reuters e o Washington Post.
O equivalente à NSA ao serviço de sua majestade, qualifica os jornalistas de investigação como «uma ameaça potencial à segurança» e faz recomendações de segurança equivalentes às impostas para suspeitos de terrorismo e piratas informáticos.
As informações adensam a polémica em torno do acesso, pela polícia inglesa, aos registos telefónicos de jornalistas. O objectivo era identificar as fontes daqueles entre as autoridades, mas os cerca de cem editores que endereçaram, na segunda-feira, 18, uma carta ao governo, contestam a prática seja qual for o objectivo.